quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PARA REFLEXÃO




Nesta época em que estamos na expectativa  das festas natalinas e reveillon, achei oportuno refletir  sobre a minha família, meu convívio com o marido e filhos,demais familiares, e achei no Facebook , a postagem  da amiga  Cida Padilha, na qual  o Papa Francisco se pronunciou sobre família. Compartilho com vocês para reflexão.

FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO...

Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.
Papa Francisco.

9 comentários:

  1. Lindo texto amiga Lia.
    Obrigada pela visita e comentário.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Completamente de acordo com esta mensagem do Papa Francisco.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Lindo e perfeita as palavras do nosso querido Papa!
    Uma ótima reflexão para o Natal.
    Beijos, tudo de bom pra você!
    Obrigada!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras do Papa Francisco.
    E eu completamente de acordo com a bela citação que ele fez
    Uma boa tarde para você Lia
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sábias palavras! Perdoar é divino e leva à harmonia!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lia.
    Fiquei muito contente com tua visita, no meu blog. Obrigado.
    Esta mensagem, Lia, sobre as festas natalinas, com enfoque na família, do Papa Francisco, tem todas as verdades do mundo. Família é assim mesmo, como ele narra. E também é verdade que, sem o perdão, ou as desculpas, pais e filhos estarão sempre divididos.
    Tenha uma boa tarde.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Lia.
    Concordo, não existe família perfeita.
    Que o amor e o perdão sufoquem a desarmonia e o ódio.
    Que tenhamos muita harmonia neste Natal.

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga a par de João Paulo II,o Papa Francisco tem um dom especial de nos cativar não só com as palavras ,mas também com seus gestos,este lindo momento reflecte isso mesmo ,pois ninguém é perfeito e jamais alcançaremos a dita perfeição ,com certeza cabe-nos primeiro que tudo olharmos para dentro de nós para conseguirmos perdoar os outros ,muitos beijinhos querida amiga.

    ResponderExcluir