quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A Semana Farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.
Nos CTG, Centro de Tradição Gaúcha, as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaúcha. São festejos que acontecem todos os anos e culminam com os desfiles à cavalo e nos Carros Alegóricos. 
Na Escola para Adultos também commemoramos esta data, e à convite da Direção do Colégio Centenário, nos unimos ,Diretor Professor Flávio Vela, demais  professores, todos os alunos dos diferentes níveis de  ensino, para a já tradicional MATEADA .
Então, vejam nos registros fotográficos, como participamos neste evento.






 Esta última foto, foi ainda em sala de aula de História , com nossa querida professora Jaqueline,  (atrás de mim `E).

12 comentários:

  1. Deve ser linda essa festa amiga Lia.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen Lúcia, de fato nos alegramos muito nestes dias e tomamos muito chimarrão.
    Bom dia querida. bjk

    ResponderExcluir
  3. Linda e gostamos muito. Bom dia Chica. bj

    ResponderExcluir
  4. Belo registro! Estamos mais uma vez integrados às comemorações farroupilhas!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Ótimo comentário e registros fotográficos da nossa turma na mateada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Uma linda tradição! Eu fiquei encantada quando cheguei em Rio Grande durante esse período de festa e a cidade estava repleta de trajes típicos! E mais lindo ainda é ver as crianças sendo envolvidas o que garantirá que a tradição continuará viva! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  7. Deve ser linda ,pois as tradições são sempre uma forma de rever momentos marcantes da nossa história ,muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Uma Festa muito linda, Lia...belo de se ver e provavelmente muito bom de participar num sentimento de pertencimento à nossa terra natal.Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lia.
    Também sou gaúcha e este post me lembra dos belos desfiles da Semana Farroupilha, quando era jovem e morava em Porto Alegre.
    Mais um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Celina que legal saber disso, apareça sempre que quiser.
    Um abraço de quabrar costela querida.

    ResponderExcluir
  11. Uma linda festa Lia que pela segunda vez vejo as fotografias, o que significa que faz um ano de sua amizade. Lembro bem das fotos de ano passado e que teve um acidente no inicio dos festejos se não me falha a memoria.
    Que bom e que mais festas e anos de interação possamos estar juntos por aqui.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir