domingo, 6 de julho de 2014

Cont. CONHECENDO OS FÓSSEIS DO TRIÁSSICO

Como postei ontem sobre minha visita à Exposição da APEDAC, hoje quero dar alguma dica  do que pode ser  visitado nas cidades que  compõem a ROTA PALENTEOLÓGICA  DO RIO GRANDE DO SUL.
O roteiro que é sugerido para  conhecer esta  região, permitirá entender o passado geológico de mais de 200 milhões de anos,com  os fósseis de variadas espécies de dinossauros  e de florestas gigantes, que existiram no Período Triássico. Também irá entender melhor o processo de fossilização e  a valorização e preservação deste patrimônio cultural.
Nos museus  poderás admirar alguns fósseis ou suas réplicas .E nas cidades deste roteiro, desfrutarás de sua tranquilidade e passearás  pelas praças e monumentos  construídos com madeira fossilizada. Assim alguns destaques  cito à seguir:
 SANTA MARIA, desde 1936 passou a ser referência  na paleontologia mundial, quando foi acado o primeiro DINOSSAURO " Staurikossaurus Pricei", o mais primitivo dinossauro da Terra, cujo original ,infelizmente,  hoje está no Museu de Harvard. Temos  nos Museus  Gama DÉça e Palotino, vários outros  fósseis.

SÃO JOÃO DO POLÊSINE , pequena cidade de colonização italiana, abriga desde  2013 o 1º Centro de Apoio as Pesquisas Paleteológicas onde estão as últimas descobertas  de animais fossilizados da região da Quarta Colônia.

SÃO PEDRO DO SUL tem muitos fósseis vegetais  e em 1929 foi encontrado o "Dicinodonte" herbívoro  cujo original está em Tubingen- Alemanha, mas temos a réplica do crânio que foi doada em 2007.

MATA  ou chamada  CIDADE DE MADEIRA QUE VIROU PEDRA, tem um rico patrimônio paleobotânico formado por troncos ,raízes, galhos e líquens fossilizados. Lá tem o Jardim Paleobotânico, o único no país  que é delimitado para proteção dos fósseis. Algumas ruas  e calçadas são feitas com pedras fossilizadas e o maior tronco fóssil exposto em praça pública no país, com 11 metros de comprimento e 1 metro de diâmetro, pesando 15 toneladas.

VEJA QUANTA COISA PODES  VISITAR E APRENDER, vindo para esta região, ou estando por aqui, visitar  a qualquer dia.
 Aproveitem!



Um comentário:

  1. Interessante, Lia, os vestígios da antiguidade expostos com tanto cuidado...uma riqueza inestimável.
    Um abraço

    ResponderExcluir