quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

" Hoje em dia, o ser humano apenas  tem ante si três grandes problemas, que foram  ironicamente  provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente.
Triunfar sobre  estes problemas, visto sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação"
Jacques Yves Cousteau (1910 - 1997)

Estas fotos mostram o que estou empenhada em fazer aqui na praia: tentar juntar o máximo de tampinhas que encontro na areia , ou nos lugares  por onde passo. 
Pois bem, estas rolhas plásticas , recolhi todas elas , após a noite de comemoração do Reveillon, e foram exatamente 30. Me horrorizei como ainda as pessoas  não estão se importando em fazer isto, poluir  a nossa praia, poluir o nosso mar. 
Sabe-se que em torno de  46 mil peças de plástico flutuam nos mares, e que  70% deste material irá para o fundo do mar. Não são biodegradáveis, e se mantém ao longo dos séculos no meio ambiente , decompondo-se lentamente  em pequenos fragmentos de plástico e por último, em pó.
São mais de 100 mil tartarugas e mamíferos marinhos que se asfixiam por ano...
Então, de agora em diante, me propus a dobrar os  joelhos e me agachar para recolher as tampinhas , pelo menos, e levar a garrafa, quando está junto, para a primeira lixeira que encontro. E minhas amigas da praia, estão me passando também , todas as tampinhas  de qualquer recipiente plástico.
Tudo isto, vou desinfetando e guardando para levar para uma professora do Ensino fundamental, do Colégio Metodista centenário, em Santa Maria, pois sei que  fará  bom uso com seus alunos.
 Quer encarar comigo, esta  "campanha"?

3 comentários:

  1. Uma bela iniciativa! Só toma cuidado para não te contaminar, ensaca a mão ou usa uma luva, tá bom?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Estou juntando tampinhas para ti .
    Bom final de férias .
    Abraço

    ResponderExcluir