sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CERRO LARGO - RS

Minha cidade  natal, CERRO LARGO, está de aniversário hoje.
Parabéns Cerro Largo, tenho muito orgulho em ter nascido aí.
Não moro lá há 44 anos, mas  retorno  no mínimo 3 vezes ao ano, para rever familiares e amigos e perceber as transformações que acontecem na cidade.
Cerro Largo cresceu muito,  ainda conserva alguns prédios antigos, mas o que chama mais a atenção é a imponente Igreja Matriz, que mesmo tendo sofrido  alterações  em sua  pintura, e retirados alguns altares,   continua  linda .
Nesta foto antiga, ao lado da igreja, vemos o Colégio La Salle e ao seu lado, a casa  de moradia da família Steffens e  o estabelecimento comercial, estes  últimos  já  foram substituidos por prédios novos.
Já na foto em seguida, a casa que  meu avô construiu (nesta foto antiga, possivelmente  dos anos 40-50), e começou seu comércio, está preservada e continua a tradição de bem servir.
 Mas gostaria de comentar sobre  alguns líderes que já não se encontram em nosso meio: destaco na foto abaixo, centralizado à mesa, e sentado,  meu avô José Psiuk, que veio para o Brasil nos idos  1920.....e se radicou em Cerro Azul, que após emancipado , passou a ser chamado de Cerro Largo.
 Esta foto mostra  como eram as reuniões sociais,  da qual faziam parte o Pároco, Irmãos Lassalistas, Prefeito,  Edis, Professores, Advogados, Líderes da comunidade, no estabelecimento comercial de meu avô. Provavelmente, sugestões  e ou  grandes decisões  surgiam nessas ocasiões...


Penso que, podemos refletir como era  aquele tempo em que não era  emancipado e quem foram os que fizeram o movimento de emancipação e alavancaram as mudanças.
Parabéns para eles.
Parabéns  para Cerro Largo!

2 comentários:

  1. Interessante fotos históricas..comemorando a sua cidade natal e lembrando personagens
    que trabalharam pelo seu progresso...e também de sua história pessoal. Parabéns à cidade e às pessoas que nela construíram suas vivências e seus sonhos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. E como é bom voltar à terra natal!

    Beijinhos

    ResponderExcluir