terça-feira, 30 de outubro de 2012

AÇÕES VOLTADAS AO ADULTO MAIOR

Aconteceu  nos dias  25 e 26 de outubro, o VI Fórum Gaúcho das  Instituições de Ensino Superior e o X Encontro Estadual de Alunos da Terceira Idade, no qual a Escola para Adultos se fez presente,  com a participação da colega Sonia Tolfo e da minha.
 A programação desenvolvida em dois dias,  visou trazer conhecimento e vivências para os Adultos Maiores (nova terminologia usada  para designar as pessoas acima de 60 anos)  e  todos os profissionais  e estudantes envolvidos com o tema  envelhecimento humano.
A Abertura Oficial do evento contou com Representantes dos Fóruns e da Rede  Metodista- IPA (sediadora ).A Mesa  foi composta  pelos Professores Roberto Pontes, Edgar Tinn, Vera  Marques Maciel e Rosane Papaleo.
Da Palestra de Abertura "Envelhecimento e cidadania: rompendo barreiras" com o Professor Vicente Faleiros  (Brasília), e da Palestra do 2º dia , "Universidade e Idosos: Rompendo Fronteiras" com a Professora  Mestre  Eliane Blessmann (UFRGS), conclui-se  que,  em havendo  um crescente aumento da população de idosos no mundo (2 bilhões acima de 60 anos) , há necessidade  de:
-  romper com preconceitos  a respeito das capacidades deste grupo:
-  urgente inserção social do Adulto Maior,  com oportunidades de participação ativa;
-  promover sua saúde  e autonomia ;
-  qualificar profissionais para pesquisar e atender adequadamente .
-  regulamentar as leis  de direitos  e proteção à Pessoa Idosa.
 É  necessário, e muito importante,   que se façam eventos desta natureza, para  aumentar o conhecimento  da nova realidade  do ADULTO MAIOR.
 Este evento teve  também Apresentações Artísticas ( Coral, Grupo de Percussão, Dança ) , Lançamento de Livros,Trabalhos de Pesquisa de Alunos das IES, e um Jantar Dançante, congregando e integrando  os quase 250 participantes.
Os registros fotográficos mostram também, momentos de alegria e descontração, quando novas amizades  foram  acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário