sábado, 19 de novembro de 2011

DIA DA BANDEIRA

Esta é nossa 3ª bandeira republicana e positivista, e é o 3º estandarte do Brasil.
De um projeto em parceria, de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenhos de Décio Linhares, esta bandeira foi inspirada na bandeira do Império, e conservou as mesmas cores, mas mudou a esfera azul celeste e a divisa com as palavras Ordem e Progresso, e escritas estas palavras, em verde.
Atualmente tem 27 estrelas brancas, representando os Estados e o Distrito Federal.
É interessante lembrar , que não tem oficialmente significado de cada cor e formas, porque tanto poderia ser, para conservar características da bandeira imperial, ou como dizem hoje, para representar : verde , as matas, amarelo, os minérios e azul , o céu brasileiro.
O interessante é saber como usá-la também, pois ao ser hasteada, deve ser iluminada, se for à noite; se for hasteada com outras bandeiras, é a 1ª a ir ao topo, e a última a descer.
Caso fique velha , rasgue ou suje, deverá ser encaminhada para uma Unidade Militar , para ser queimada no dia 19/11.
Isto , sobre a nossa bandeira brasileira.
Aí vem minha associação com esta data :19/11, mas do ano de 1960.Vejam porquê!
Dificilmente as mulheres lembram do dia de sua 1ª menstruação. Eu lembro sempre, pois foi, coincidentemente , no Dia da Bandeira. Minha gineccologista achou isso muito interessante, e foi ela, quem me chamou a atenção, para este fato.
Não são as associações que fazemos dos fatos , que nos fazem lembrar mais facilmente das coisas?
Então, ao comemorarmos o Dia da bandeira, como vou esquecer este fato que me aconteceu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário