quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE



Me inspirei no texto "Dia da Árvore", escrito pelas Engenheiras Florestais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, SANDRA GARCIA E SUZANE MARCUZZO, que consta hoje, do jornal Diário de Santa Maria, para postar algo também em meu blog.

As árvores de uma forma geral servem para muitas coisas: beleza, sombra, purificação do ar, abrigos para animais , protegem o solo contra erosão, fornecem madeira para construção de moradias, assim como suas toras servem para o fogo dos fogões a lenha ou das lareiras acesas no frio. Para outras coisas mais

N a minha infância escolhíamos a melhores árvores para brincar de balanços, ora nos pendurando nos seus galhos, ora colocando cordas . Por incrível que possa parecer, nas grandes árvores que havia em nosso quintal, brinquei de avião, de circo, e até construí muita casinha, de madeira mesmo ou de papelão.

E ano passado , tive uma curiosidade de saber quantas árvores teria no quintal da casa de meus pais. Pois encontrei 14 tipos diferentes de árvores frutíferas, e olha o detalhe, num terreno urbano.

Encontrar isto, é um privilégio nos dias de hoje, pois os os terrenos aos poucos estão servindo muito mais para construção de selvas de pedra.

É muito importante lembrar isso, pois ter consciência do papel que desempenham as árvores em todos os ambientes, faz com que passemos a preservá-las , ou comecemos a plantá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário