quinta-feira, 30 de junho de 2011

DIA DE PODA DE ÁRVORES

Dia de poda de árvores pode ser um dia de alguns sentimentos contraditórios, de algumas sensações de inquietude e de lembranças...
Pois foi isso que me aconteceu ontem, quando vi iniciarem a poda das árvores de nosso condomínio.
Lembrei tempos da infância, em que a poda significava poder fazer uma grande fogueira de São João ou São Pedro. E ontem era dia de SãoPedro...
Logo em seguida ,bateu uma inquietude, se é que se pode chamar assim, ao ver que os galhos de lindas árvores, caíam ao chão após a ação da serra elétrica e associei automáticamente, à uma mãe, que aos poucos vai "desgalhando" os filhos para o mundo. Claro, nem todos "serrados " por estranhos, nem todos abandonando o lar materno por opção, mas por circunstâncias da vida.
Eu mesma, já não tenho tão próxima de mim, os meus filhos, e foram circunstâncias alheias a mim, que os levaram a buscar estudos e colocação profissional, que é lógico, faz parte da vida.
Enquanto eram cortados somente os galhos, eu até aceitava como "natural" , pois sei que além de uma tradição,às vezes por se tornarem um perigo, seus galhos devem ser podados, assim como sei que eles brotarão novamente.
Surprêsa foi saber, que duas velhas árvores, que estariam pondo em risco os muitos transeuntes de nossas calçadas, teriam que ser tombadas. Sim, tombadas, do verbo derrubar, e não tombar como um patrimônio público.
Aí sim a comoção: como velhas amigas poderiam me deixar? Como sentirei a falta de sua sombra, a sua beleza , principalmente no outono, quando sua folhas amarelam, voam, caem ao vento, atapetando nossos jardins e calçadas...

Nova emoção: sentimento de perda total...Nova reflexão: nada é duradouro eternamente, e as perdas que temos , também fazem parte de nosso aprendizado.
Quebrou um pouco essa melancolia, um fato pitoresco: numa das árvores, ao ser cortado o tronco, dentro dele, além de muito lixo de papel, plásticos, latinha de refrigerante, apareceu um telefone. Sim , um telefone(vide foto), não tão antigo , e que nos intrigou , pois quem teria feito isso? E por quê? E, será que as outras árvores, que estão envelhecendo e ficando com o tronco oco, guardam novas surprêsas?

Brincadeira, até um tronco de árvore acabou virando lixeira?
Ainda bem que teve um fato pitoresco, pois quebrou um pouco essa melancolia e as sensações desconfortáveis que estava sentindo...
Esse é o contraditório da vida, ora se chora, ora se ri...Ora se contempla ao vivo , ora só temos nossas lembranças...
E não somos eternos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário