sábado, 7 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS


Estava lendo a crônica de Vera Pinheiro "No lugar do pai" e me emocionei a ponto de vir ao blog para postar minha homenagem ao meu pai.
Meu pai , Antonio Balduino Rauber, para mim, sempre representou a figura de uma pessoa muito alegre, de bem com a vida , generoso e ingênuo.
Desde pequena, aprendi a respeitá-lo apenas pelo seu olhar, e a medida que cresci, ouvia-o dizer que não precisava usar sua autoridade de pai , porque eu sabia obedecer.
Lembro do tempo que meu pai foi padeiro e saía por toda cidade vendendo pães e cucas no seu jipe, que ficava abarrotado de cestos , mas que sempre cabia algum filho que quisesse ir junto.E eu adorava acompanhá-lo.Nesse tempo o chamavam de "Rauba Antonio"...
Meus irmãos e eu tivemos muitos piqueniques ,pescarias e passeios aos domingos, quando visitávamos os avós(seus pais), tios e primos nas Colonias.E era tudo muito divertido.
Também lembro de quanto sofreu quando mamãe Hedi morreu...ficou 2 anos viúvo e queria muito casar de novo para ter seus filhos e uma família mais perto dele.Graças a Deus conseguiu , e nos deu uma nova mãe, a Nahir, e mais irmãos.
Lembro de meu pai torcendo pelos dois times que amava: o Aurora Futebol Clube, de Cerro Largo e o Grêmio de POA. E também dele , participando de jogos de bolão e xadrês, no Clube Cruzeiro do Sul.Vibrava com tudo!!!
Foram-se os anos, eu cresci, vim para Santa Maria estudar Enfermagem, casei e tive filhos.
Cada vez que íamos à Cerro Largo, meu pai sempre brincava com os netos e os ensinava pescar, preparar arapucas, tratar os animaizinhos que criava, e até cantava para eles em alemão, querendo que gravassem ao menos uma música..
Os anos passaram, papai adoeceu, o câncer no cérebro o judiou muito, e eu,como filha e enfermeira pude ajudá-lo em alguns momentos , até que partiu...
A dor da perda , aos poucos se transformou em uma doce e amorosa saudade...
Hoje , meu pai , gostaria muito de tê-lo ao meu lado, pois amadureci na vida e te entenderia e amaria melhor, com certeza.
Ficam estas palavras como forma de minha homenagem prá ti meu pai querido, pelo DIA DOS PAIS!!!

4 comentários:

  1. Linda homenagem Lia. Escrevestes com o coração. Parabéns pela boa filha que fostes e tenha a certeza que ele, de algum lugar, está vendo-a, sorrindo e abençoando-te. bjoo.

    ResponderExcluir
  2. Boas lembranças!!!Isto é a dita "vida eterna"!

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha dinda querida!Me emocionei de ler a homenagem de seu pai, Tio Antonio, pois nós adorávamos quando nos visitávam.Foi ele que nos ensinou a assobiar, que dizia que comer o pão com a casca agente aprenderia a assobiar até músicas, e até hoje me lembro.Tenho certeza que nossos pais estão hoje festajando a família que deixaram.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Um depoimento emocionante. Muito bom ter recordações assim, bons exemplos a seguir e que nos impulsionam para frente, também, com certeza, nos ajudam na criação dos filhos.

    ResponderExcluir